Um momento de mundo tão delicado nos pede amor.
Trouxemos estas mulheres incríveis, aqui, para comprovar onde o amor pode chegar. Elas nos inspiram, nos desafiam e nos fazem acreditar que os sonhos dos nossos estudantes podem e devem ser realizados, sempre.
E é esse amor que o Grupo Perfil de Educação entrega há 35 anos.
Essa é uma homenagem singela a todas as mulheres das nossas vidas. Parabéns!
Feliz 8 de Março.
Grupo Perfil de Educação.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901.
Começou a escrever poesias a partir dos 9 anos de idade. Em 1919, com apenas 18 anos, publicou sua primeira obra de caráter simbolista, “Espectros”. Sua atuação na área da educação não ficou restrita às salas de aula. Isso porque de 1930 a 1931, Cecília trabalhou como jornalista no "Diário de Notícias" contribuindo com textos sobre problemas da educação.
Ficou reconhecida mundialmente, uma vez que suas obras foram traduzidas para muitas línguas.
Pelo trabalho realizado na literatura ela recebeu diversos prêmios. Além disso, realizou palestras e conferências sobre educação, literatura brasileira, teoria literária e folclore, em diversos países do mundo.
Cecília é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva nasceu em 30 de agosto de 1821, na cidade de Laguna, Santa Catarina.
Foi a "Heroína dos Dois Mundos". Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.
Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo segundo companheiro, Giuseppe Garibaldi, e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.
Ela quebrou os padrões de sua época ao se envolver nas lutas revolucionárias do Sul do Brasil e Itália.
Anita Garibaldi é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.


Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de maio de 1914.
Desde criança desejava seguir a vida religiosa e rezava muito, pedindo algum sinal que mostrasse se deveria ou não seguir esse caminho.
Ainda na adolescência, começou a desenvolver a sua missão de ajudar os mendigos, carentes e enfermos.
Dulce está eternizada através de sua entidade filantrópica, que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora. São as Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID).
Irmã Dulce é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu em 17 de outubro de 1847, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Autora da primeira marcha carnavalesca com letra e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Sua vida foi marcada pelo sucesso na música, o desafio à sociedade patriarcal do período regencial e à luta abolicionista.
A consagração com a música chega na virada do século, com a marchinha "Ó Abre Alas". A canção foi repetida na passagem do século XIX para o século XX e é mantida no repertório carnavalesco até os dias atuais.
Chiquinha é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.


Clementina de Jesus da Silva nasceu em 7 de fevereiro de 1901, na cidade de Valença, no Rio de Janeiro.
De infância pobre, cresceu nos Morros do Rio, nas fases embrionárias das Escolas de Samba. Ao longo destes anos, já adulta, Clementina trabalhou como lavadeira e empregada doméstica.
A carreira profissional como cantora começou aos 63 anos.
Ao todo a cantora gravou 13 LPs entre álbuns solos e participações em álbuns coletivos. Unanimidade entre a crítica, foi louvada como elo entre África e Brasil, tendo sido reverenciada por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, João Nogueira, Clara Nunes, Caetano Veloso, Maria Bethânia e João Bosco.
Clementina é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Tarsila de Aguiar do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, na cidade de Capivari, São Paulo.
Com apenas 16 anos, Tarsila pinta seu primeiro quadro.
Em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, Tarsila participou do “Salão Oficial dos Artistas da França”. Ao lado de Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, eles formaram o “Grupo dos Cinco”.
Essa aliança de artistas visava mudar o cenário histórico-cultural e artístico do país, bem como trazer à cultura brasileira.
A antropofagia foi inspirada no quadro Abaporu, de Tarsila, que do Tupi, significa “antropófago”. É, sem dúvidas, a sua obra mais famosa e popularizada em peças comerciais, fortalecendo assim, a cultura brasileira pelo mundo.
Tarsila é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.


Achilina di Enrico Bo nasceu no dia 5 de dezembro de 1914, em Prati di Castello, Roma.
Depois de cursar o Liceo Artistico de Roma, Lina se forma em arquiteta.
Muda-se para Roma em 1946 aonde funda a revista “A – Cultura della Vita”. Lina naturaliza-se brasileira em 1951 e no mesmo ano completa seu primeiro projeto arquitetônico realizado: a Casa de Vidro, que virá a ser um ponto de encontro importante para a cultura nacional.
Lina vem para Salvador em 1958 dar conferências na Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia, foi convidada para dirigir o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), onde projetou o restauro do Solar do Unhão e sua adaptação para sede do museu. A experiência na Bahia foi fundamental para o desenvolvimento da arquiteta que, rodeada pela diversidade e vitalidade da nossa região, se fortaleceu para iniciar a renovação da arquitetura brasileira.
Lina tornou-se uma referência internacional. O século XXI, mais especificamente o pós crise de 2008, viu vários dos seus temas e posições tornarem-se pauta do debate sobre cultura, meio-ambiente, patrimônio histórico e produção material da arquitetura e dos objetos.
Lina é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Djamila Taís Ribeiro dos Santos nasceu em 1 de agosto de 1980, em Santos, São Paulo.
Filósofa, ativista social, professora e escritora, Djamila corajosamente denuncia a violência e a desigualdade social - principalmente contra negros e mulheres.
O seu trabalho acadêmico, político e intelectual vai no sentido de apresentar a história para os brasileiros e motivá-los a praticarem políticas mais acolhedoras e democráticas no dia a dia.
Djalmila é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.


Nise da Silveira nasceu em 15 de fevereiro de 1905, em Alagoas.
Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia (1921-1926) e foi a única mulher numa turma de 157 alunos. Colou grau com a tese "Ensaio Sobre a Criminalidade da Mulher no Brasil”.
Se fixou no Rio de Janeiro, onde estabeleceu suas raízes intelectuais e profissionais.
Introduziu em seus tratamentos artes plásticas, como ferramenta de expressão dos seus pacientes, levando os trabalhos para exposições em salas artísticas. Também trabalhava com animais de estimação (cães e gatos) para o desenvolvimento de afetividade nos grupos em que trabalhava.
Nise é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Angela Yvone Davis nasceu no dia 26 de janeiro de 1944, na cidade de Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos.
Ela é uma filósofa, escritora, professora e ativista estadunidense. Desde a década de 1960, Davis luta pelos direitos da população negra e das mulheres nos EUA.
Angela tornou-se uma destacada professora de Filosofia e História em várias universidades prestigiadas nos Estados Unidos. Escreveu e publicou vários livros. É uma intelectual de destaque no cenário político atual.
Angela é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.


Zilda Arns Neumann nasceu em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Santa Catarina.
Foi uma importante médica sanitarista que teve sua vida ligada ao desenvolvimento de projetos sociais relacionados à saúde pública e à defesa das crianças e idosos.
Em 1980, a experiência acumulada lhe abriu portas para que viesse a coordenar uma campanha de vacinação contra a poliomielite.
O trabalho de Zilda Arns auxiliou milhares de comunidades carentes pelo Brasil e contou com o apoio de mais de 260 mil trabalhadores voluntários. Sem dúvida, os frutos desse trabalho foram de grande ajuda na promoção da saúde, educação e cidadania.
Zilda é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Jaqueline Goes de Jesus e Ester Cerdeira Sabino Duas cientistas brasileiras tiveram papel essencial no sequenciamento do Coronavírus.
Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da FAPESP, por sua vez, liderou a equipe que fez o sequenciamento do vírus. A cientista desenvolve pesquisas na área de arboviroses emergentes e faz parte do ZiBRA Project - Zika in Brazil Real Time Analysis, um projeto itinerante de mapeamento genômico do vírus Zika no Brasil. Durante seu doutorado, ela contribuiu para o aprimoramento de protocolos de sequenciamento de genomas completos pela tecnologia de nanoporos dos vírus Zika e HIV. Jaque é baiana.
Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), que é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp) e pelos britânicos Medical Research Council e Fundo Newton. Ester é Professora Associada do Departamento de Molestias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP.
A pesquisa sobre o novo coronavírus que elas participaram determinou a sequência completa do genoma viral encontrado no Brasil, que foi chamado de SARS-CoV-2.
Embora outros países tenham levado cerca de duas semanas para fazer o sequenciamento do coronavírus, a pesquisa brasileira foi concluída em dois dias.
Jaqueline e Ester são grandes Perfis. Mulheres Inspiradoras.



Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Romancista, contista e poeta. Trabalhou como empregada doméstica até 1971, quando conclui os estudos secundários no Instituto de Educação de Minas Gerais.
Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990. Escritora versátil, cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior, tornando-se, inclusive, objetos das teses de doutorados.
Conceição é um grande Perfil. Mulher Inspiradora.
Tia Mary
Fundadora do Colégio Perfil.
“Este colégio é minha vida”
É sempre assim que Tia Mary inicia as suas conversas....
Pedagoga, e com um sonho de transformar o mundo através da educação, há 35 anos ela iniciou esse projeto com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, mas apenas em 2007, formou a sua primeira turma do Ensino Médio.
Inicialmente, era somente ela e sua equipe de educadores. Hoje, seus filhos e um time de grandes profissionais atuam no grupo com o mesmo objetivo que a motivou no passado: O compromisso com uma educação transformadora.
Tia Mary é um Grande Perfil. Nossa Grande Mulher Inspiradora.
