Ganhar, perder, disciplina, trabalho em equipe, cooperação, quantas coisas o esporte é capaz de ensinar? A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes. Aqui no Colégio Perfil o esporte é ferramenta para nossos alunos aprenderem mais sobre suas necessidades, desejos e expectativas. Fazer diferente é levar o esporte à sério como ferramenta de vida!

Esportes no Colégio Perfil

Quando o assunto é esporte e expressão corporal nossos alunos podem escolher entre várias opções: Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal, Vôlei, Dança e Teatro.

GR - Ginástica Rítmica

Conhecida como o esporte que equilibra a arte e o alto nível das qualidades físicas. É uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais, combinados aos elementos do balé e da dança teatral.

Basquete

No ambiente escolar, o Basquetebol tem função importante no desenvolvimento físico, psicomotor, social, psicológico e cognitivo, contribuindo amplamente para o bom desempenho escolar, capacitando os praticantes para enfrentarem os desafios com equilíbrio.

Vôlei

Com o objetivo de utilizar o esporte como ferramenta de formação integral das crianças e jovens, o Colégio Perfil assume uma papel de incentivador do bom desempenho escolar, montando uma estrutura apropriada para oferecer aos alunos o desenvolvimento pleno desta modalidade esportiva.

Futsal

O Futsal propicia o desenvolvimento através das capacidades técnicas e táticas que, associados ao movimento, favorecem a cognição. Na parte física, a do repertório motor, do crescimento e do desenvolvimento se faz pelos gestos técnicos, deslocamentos e posicionamentos na quadra.

Dança

De nada adianta ter uma mente funcionando a mil, mas um corpo parado. Por isso proporcionamos atividades de dança, música, capoeira e muito mais em nossa sala dedicada ao movimento.

Teatro

A prática do teatro desenvolve processos mentais como concentração, memorização e imaginação. Desenvolve competências e habilidades sociais como empatia, tolerância e trabalho em equipe. Potencializa criatividade, espontaneidade e improvisação. Aumenta a autoestima. Trabalha sua expressividade corporal e vocal. Melhora a capacidade de compreender e de lidar com conflitos em relacionamentos interpessoais em diversas situações.

Ballet

O Ballet é uma dança que alia uma prática divertida e prazerosa com uma atividade física e mental completa. A prática do Ballet desenvolve a Autoestima, o autoconhecimento, a elasticidade, a postura, o equilíbrio e a respiração.

Taekwondo

O taekwondo é uma atividade completa, pois é ao mesmo tempo arte marcial, defesa pessoal, treinamento físico e esporte olímpico. A luta desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina, bem como noções de hierarquia e respeito. Além disso, desenvolve o espírito de luta, a autoconfiança, a vontade de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade.

Quadra Marcio Krauss

Com uma quadra oficial novinha em folha com 800 m², nosso alunos contam com uma estrutura esportiva completa para desenvolver suas potencialidade.

Esportes e a BNCC

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o documento que explicita os direitos de aprendizagem de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Ela é a referência para as Escolas construírem seus currículos

Uma novidade da BNCC, é que assim como já acontecia no Ensino Médio, a Educação Física passa a pertencer também a área de Linguagens no Ensino Fundamental, junto com Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa. Sendo assim, a Educação Física, definitivamente, deixa de ser a disciplina da “prática pela prática”, do professor treinador esportivo ou do professor instrutor de exercícios e passa a ter sua abordagem voltada a tematização de conteúdos da Cultura Corporal, ou seja, tematização das Práticas Corporais

Segundo a BNCC as Práticas Corporais são atividades corporais realizadas fora de obrigações, como no trabalho, nas atividades domésticas, nas atividades religiosas ou higiênicas. A BNCC da Educação Física propõe que o aluno vivencie uma ampla e variada vivência de práticas corporais. Portanto, proporcionar aos alunos a vivências de práticas corporais de todas as unidades temáticas é fundamental nessa nova proposta.

Agende uma Visita