Imagine uma aula onde o aluno realiza experiências e coloca a mão na massa para resolver e pensar sobre os problemas que estão ao redor. A proposta do Movimento Maker na educação é aprender a teoria na prática através da construção de coisas incríveis. O Movimento Maker traz para as aulas o protagonismo de desenvolver novas ideias e criações trabalhando competências como criatividade, autonomia e empatia. Também conhecido como “Faça Você Mesmo” o Movimento Maker entende que a solução de problemas complexos passa pelas etapas de exploração, construção e eliminação de hipóteses que precisam ser prototipadas e testadas. Aliado a educação o Movimento Maker estimula as diferentes formas de aprender e de fixar o conteúdo. Aqui no Colégio Perfil, acreditamos que fazer diferente é formar alunos que “fazem”, pessoas engajadas em construir com as próprias mãos as soluções do amanhã.

Espaço Maker

Para aproveitar todos os benefícios que a Cultura Maker pode proporcionar para o aprendizado dos alunos criamos o Espaço Maker. Um espaço onde a experiência guia o aprendizado. Com muitos materiais e ferramentas à disposição, eles são convidados a testar suas próprias soluções, com criatividade, mão na massa e principalmente conectando as experiências realizadas com o conteúdo da sala de aula. Observando os resultados, aprendendo, errando e melhorando nossos alunos conseguem ver a teoria funcionando na prática. No Espaço Maker os alunos transformam coisas e estabelecem paralelos mais claros com os problemas reais do mundo. Esse processo experimentativo traz engajamento e o sentimento de realização que faz parte da essência humana.

Aqui no Colégio Perfil acreditamos que o Espaço Maker têm o potencial de espalhar inovação e reinventar o contexto escolar. Além de ferramentas tradicionais e de marcenaria, como martelos e serrotes, o Espaço Maker conta também com uma série de outras tecnologias que aprimoram a desenvoltura dos alunos. No nosso Espaço Maker, os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando as competências que serão utilizadas posteriormente na universidade e também no mercado de trabalho.

Cultura Maker e a BNCC

Como você percebeu, o Movimento Maker não é apenas montar um espaço e pendurar alguns martelos na parede. Inovar de verdade com a cultura maker significa aproveitar todo o potencial da educação “mão na massa” para conectar os conceitos da sala de aula em busca de uma educação de excelência e com significado. Por isso nossos professores passam por capacitações constantes para aproveitar todo o potencial do Espaço Maker para expandir ainda mais os limites da sala de aula, fazendo com que seu conteúdo tenha relevância durante toda a vida do nosso aluno. Fazer diferente é aliar Cultura Maker aos conteúdos e habilidades curriculares trabalhados na escola.

As Aulas no Espaço Maker

As possibilidades de aulas e projetos no Espaço Maker são infinitas e incríveis! Os alunos são desafiados a construir suas próprias criações e são estimulados em relação à sua criatividade, autonomia e protagonismo. O importante é pensar fora da caixa e buscar soluções aproveitando ao máximo os recursos disponíveis. Experimentar algo na prática muda toda a percepção sobre a aprendizagem dos estudantes, que se tornam mais ativos em todo o processo.

Metodologia Maker no Colégio Perfil

Para garantir que a Cultura Maker esteja totalmente alinhada com os conteúdos curriculares, aqui no Colégio Perfil contamos com parceria da Nave à Vela. A Nave é uma empresa educacional especializada em utilizar a Cultura Maker como ponto de partida para uma educação onde o aluno é protagonista e construtor do próprio mundo. Letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos com empatia, colaboração e autonomia. Tudo para garantir que a curiosidade de nossos alunos seja despertada e transformada em exploração e construção. Construção de conhecimentos, projetos e propósitos de vida através da lente de quem questiona e reinventa seu mundo.

Metodologia Maker na Vida do Aluno

A Metodologia Maker ganha ainda mais importância quando pensamos nas habilidades exigidas no Século XXI. Com a revolução das máquinas e da inteligência artificial chegando à todas as profissões, a solução de problemas complexos passa a ser a habilidade mais procurada pelas grandes empresas. Exatamente por isso que as aulas no nosso Espaço Maker fazem a diferença na hora de preparar nossos alunos para a universidade e para o mercado de trabalho.

Agende uma Visita

Conheça mais sobre o Colégio Perfil