Desde sempre o mundo nos bombardeia com perguntas do tipo “qual carreira você quer seguir?”. Desde pequenos somos cobrados a tomar decisões importantes mesmo sem termos base emocional. Pense em quantos momentos da nossa vida fomos obrigados a tomar decisões sem sabermos ao certo quem somos, quais os nossos pontos fortes e fracos e como trabalhar as competências necessárias para atingirmos nossos objetivos. Nesse contexto a Educação Socioemocional tem um papel fundamental na construção de seres humanos mais completos.

Educação Socioemocional no Colégio Perfil

Aqui no Perfil enxergamos o ser humano na sua totalidade. Nossos processos pedagógicos enxergam os indivíduos a partir de múltiplos valores. Exatamente por isso que o Colégio Perfil inclui em sua grade a educação socioemocional. Ao mesmo tempo em que abre espaço, o mundo cobra dos jovens o protagonismo e o desenvolvimento de suas próprias habilidades.

Escola e família trabalhando em parceria para ensinar os jovens a mediarem os conflitos, viverem em comunidade, lidarem com a frustração e conviverem com as dificuldades da vida cotidiana. Os alunos do Colégio Perfil, têm encontros de 1 hora por semana dedicada inteiramente ao desenvolvimento do ser humano em sua integridade. Com atividades que englobam o contexto educacional com o contexto familiar, as aulas de Educação Socioemocional permitem que os alunos lidem melhor com suas emoções e estabeleçam relações mais saudáveis.

Sala Educação Socioemocional

Aqui no Colégio Perfil, nossas aulas de Educação Socioemocional, são ministradas em uma sala especialmente preparada para os encontros. Um lugar seguro para nossos alunos compartilharem sobre suas emoções e aprenderem em conjunto.

Conheça o LIV - Laboratório de Inteligência de Vida

Para trabalhar as habilidades socioemocionais de maneira estruturada e adequada com cada faixa etária o Colégio Perfil adota o material do LIV, Laboratório Inteligência de Vida. No LIV o objetivo é experimentar o que há de mais belo na vida: os sentimentos e os relacionamentos. No LIV não há sentimentos bons ou ruins; todos são permitidos e compreendidos para nossos alunos possam lidar com eles da melhor maneira possível.

Além de desenvolver o pensamento crítico, o aluno entende que com a ajuda dos outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. Os materiais do LIV promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento a partir de um planejamento pedagógico estruturado. Sempre dialogando com com a linguagem e os interesses dos alunos.

Os materiais do LIV promovem as habilidades socioemocionais a partir de um planejamento pedagógico estruturado:
  • A reflexão
  • O debate
  • A escuta
  • A investigação
  • O questionamento
  • Redução da indisciplina
  • Melhores índices de aprendizagem
  • Autoconhecimento
  • Controle emocional
  • Relações mais saudáveis

Educação Socioemocional e a BNCC

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o documento que explicita os direitos de aprendizagem de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Ela é a referência para as Escolas construírem seus currículos. A nova BNCC reforça que, assim como o desenvolvimento cognitivo, as competências socioemocionais deverão ser aprendizagem essencial nas salas de aulas. De acordo com a BNCC, é essencial que os estudantes sejam capazes de respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuar com autonomia emocional, conviver em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitar a diversidade, além de conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro e por si mesmo. A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.

Projetos de Educação Socioemocional

Cantinho da Honestidade

O projeto Cantinho da Honestidade nasceu numa aula de socioemocional em 2017, em uma das turmas de 8 ano, a professora aplicadora da disciplina de socioemocional trabalhou o tema “Honestidade” e depois sugeriu aos alunos que elaborassem uma ação dentro da escola onde fosse possível avaliar o nível de honestidade de todos que frequentam o instituição de ensino. E não é que deu certo!

A ação acontece uma vez no mês, os alunos são avisados com antecedência para que se organizem e tragam os lanches para vender. Esse lanches são vendidos no horário do intervalo, porém não tem vendedor, os fregueses (alunos, professores, coordenadores, orientadores e funcionários) compram os lanches e depositam os valores num potinho confeccionado pelo dono do lanche. Ao final do dia, é feita a prestação de contas para os alunos participantes e divulgado o índice dos “esquecidos”, ou seja, quem se serviu do lanche e não colaborou financeiramente. Geralmente todos os lanches são vendidos, os alunos adoram e esperam ansiosos pela ação.

Perfil Convida Amyr Klink

O Colégio Perfil recebeu o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink para um bate papo sobre a importância da Educação Socioemocional. Autor de muitas façanhas, ficou conhecido mundialmente por ser o primeiro homem a cruzar o Oceano Atlântico, sozinho, num barco a remo, viagem que durou cem dias para ser concluída e foi retratada no Best Seller “Cem Dias entre o Céu e o Mar”. Desde então o navegador, famoso por projetar e construir suas próprias embarcações inovadoras, fez inúmeras excursões extraordinárias ao redor do mundo, incluindo 15 viagens à Antártica, a maior delas com 642 dias de duração. Amyr falou com muita sabedoria sobre a importância de seguir os próprios sonhos, enfrentar os medos, adaptar-se quando as coisas não vão bem e, acima de tudo, pôr em prática nossos planos e não deixá-los só no mundo dos sonhos mesmo quando todos parecem duvidar.

Agende uma Visita

Conheça mais sobre o Colégio Perfil