De Protagonista a Booktuber: Criando um Vídeo Ganhador – Blog | Blog Home | Colégio Perfil | Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, Bahia.

Blog

De Protagonista a Booktuber: Criando um Vídeo Ganhador


(Enzo Lacerda, Cleo Cotrim, Maitê Cruz e Agnes Almeida)

Não é muito difícil se imaginar um youtuber de sucesso. Principalmente considerando o mundo no qual vivemos hoje, onde encontramos exemplos de pessoas, das mais variadas idades e dos mais variados lugares, ganhando a vida “apenas” com vídeos no YouTube.

“Apenas” porque nem todo mundo entende que não é tão simples assim gravar, editar e lançar um vídeo de sucesso. E o grupo “The Bookers” conseguiu conquistar o público. Agnes Almeida, Cleo Cotrim, Enzo Lacerda e Maitê Cruz não só produziram uma resenha audiovisual de O Guarani com 2,4 mil visualizações (até a data de escrita dessa matéria), mas também um vídeo vencedor de um concurso nacional, que os levará a Fortaleza no próximo dia 24 de maio.

“A gente escolheu esse livro porque é um clássico da literatura brasileira, que mostra o processo de miscigenação e, além disso, mostra como o índio sofreu com tudo isso, o mostra como herói”, comenta Maitê Cruz, a atriz do grupo que aparece no vídeo.

Um grupo com esse pensamento já mostra que é diferente, não é?

Como disse Enzo Lacerda, diretor do vídeo, “[por causa do concurso] eu tive outra visão dos livros; eu nunca tive uma visão dessas”. Ele nunca chegou a trabalhar com produções para o YouTube, mas, ainda assim, foi parte essencial de uma produção que recebeu muitos votos de todo o Brasil.

Mas a criação de um vídeo para as plataformas digitais é muito mais que angariar inscritos ou os famigerados “joinhas”, concorda? Pois ela engloba o que a BNCC chama de cultura digital: “como o nome diz, o conceito se trata da cultura nascida pela era digital, originária do ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual”, como descrito no site da Nova Escola. Então, em um mesmo projeto, o Colégio Perfil pôde trabalhar o protagonismo, o pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, argumentação e empatia e cooperação. Tudo isso a partir de um concurso online. E se você acompanha o Colégio Perfil nas redes sociais, já sabe de qual concurso estamos falando.

Bett Educar 2019 (Maior evento de Educação e Tecnologia da America Latina)

O “Li, Gravei!”, patrocinado pelo SAS – Plataforma de Educação, e realizado pela Árvore de Livros, se tratou de um trabalho que juntou todo o Colégio Perfil e Escola Mais Perfil em prol de um objetivo comum. Após uma seleção interna, que escolheu o grupo The Bookers como representante do Colégio, as votações foram abertas no hotsite do concurso que, no final, teve o grupo selecionado como ganhador. E vale constar que o momento da votação foi o de maior movimento para eles, porque envolveu muita visita às salas do Colégio, muita divulgação presencial e online, mas no fim das contas, como comenta a Coordenadora Digital Cleo Cotrim, “eu gostei muito de participar [do concurso], foi uma ótima experiência e tô muito ansiosa para a viagem”. Inclusive, a produção foi apresentada durante a Bett Educar 2019, o maior evento educacional do Brasil, durante a palestra principal encabeçada pelo SAS, como exemplo de uso da BNCC no ambiente escolar.

A premiação é uma viagem toda paga para Fortaleza, um troféu para ser exibido no Colégio, um iPad para a professora da equipe – nesse caso, Tamara Guerra -, bem como medalhas e certificados para os integrantes do The Bookers. A líder Agnes Almeida dá voz ao grupo e diz: “eu tô bem ansiosa para a viagem, tanto pra receber a premiação, e também pra ter novas experiências. Inclusive pela Escola e por todos”.

Não se preocupe porque não vai viajar com as mais novas celebridades do Colégio Perfil, pois já prometeram registrar o fim de semana que passarão em Fortaleza. Pra acompanhar, pode segui-los na conta do Instagram @thebookerstubers.

 



Agende uma visita