Aluna do Colégio Perfil Apresenta Projeto de Inovação na Sede da Google, no Vale do Silício

A aluna Giovana Argolo, do 2 ano do ensino médio, representou o Colégio Perfil na Sede da Google no Vale do Silício. A aluna foi vencedora do concurso Missão ao Vale do Silício, que premia projetos inovadores que podem melhorar a educação de maneira simples, usando as ferramentas Google. 

Giovana se baseou em um artigo de Harvard para criar uma solução tecnológica que identifica como os alunos aprendem. Usando o Google Formulários, a aluna conseguiu extrair dados importantes sobre o processo de ensino e aprendizagem de cada turma. Esses dados foram usados posteriormente pelos professores do Colégio Perfil para prepararem aulas específicas baseadas nas indicações geradas pela ferramenta sobre o perfil de cada classe. O projeto melhorou o engajamento dos estudantes e proporcionou aos professores um melhor aproveitamento dos conteúdos e do tempo de aula.

Missão ao Vale do Silício

A Missão ao Vale do Silício é um concurso anual promovido pela Foreducation EdTech, primeira parceira educacional Google do Brasil. O objetivo do concurso é estimular os alunos do ensino médio a criarem soluções práticas e inovadoras para a educação. Na primeira fase, os alunos vivenciaram um Workshop de Criatividade e Solução de Problemas Complexos e depois foram convidados a propor soluções inovadoras para a educação, usando as ferramentas Google for Education. Na segunda etapa, os projetos foram avaliados por professores inovadores certificados como Google Innovators, uma certificação mundial que o Google fornece para educadores que realizam projetos de impacto ao redor do mundo. Na terceira etapa, os projetos escolhidos foram prototipados e testados. Os alunos autores dos melhores projetos foram convidados a conhecer o Vale do Silício e apresentar os resultados na sede da Google, diretamente para o time de educação. 

 

A Missão ao Vale do Silício aconteceu entre os dias 13 e 23 de setembro e foi repleta de visitações culturais e acadêmicas, como por exemplo: o Museu de Ciências da Califórnia e a Universidade de Stanford. A missão também visitou várias escolas de diversas faixas etárias e os alunos tiveram a oportunidade de conversar e experimentar os hábitos dos estudantes locais. O Vale do Silício é o maior polo de inovação e tecnologia do mundo e possui uma cultura totalmente voltada à criatividade e ao empreendedorismo. Foi lá que nasceram grandes empresas como a Apple, o Facebook e o próprio Google

 

Tecnologia e Educação

O colégio Perfil é reconhecido pelo sucesso na adoção de ferramentas tecnológicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Em 2018, o colégio foi certificado pelo Google como escola de referência.

Segundo o professor Bruno Abdon, Coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Perfil, que acompanhou a aluna Giovana na viagem ao Vale, “o foco não é a tecnologia, mas sim as pessoas. Não usamos a tecnologia na educação para tornar as coisas mais frias e automatizadas, mas para viver novas experiências dentro e fora de sala de aula.”