PROJETO TETO – EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

O Colégio Perfil tem como um dos pilares levar o aprendizado além da sala de aula, buscando vincular teoria e vivência. Neste último trimestre, os professores de matemática (Felipe Sampaio), de física (Fábio Carvalho) e de sociologia (Lourenço Ribeiro) se uniram juntamente com a TETO (ONG que trabalha com construções de moradias emergenciais para comunidades de extrema pobreza), a fim de construírem casas na comunidade da Mata Escura.

Por se tratar de uma iniciativa que vincula os conteúdos das três matérias citadas com o empreendedorismo social, em parceria com a TETO e com o Colégio Perfil, os três professores envolvidos no projeto oportunizaram os alunos do 2º ano do Ensino Médio para aplicarem e perceberem na prática o que é trabalhado em sala de aula, oferecendo aos nossos estudantes o aprendizado do que é empreender para arrecadar fundos com o objetivo de comprar material para as casas a serem doadas e a colocarem a “mão na massa”.

Para conseguir juntar o valor necessário para a construção das casas, os alunos criaram algumas estratégias, como a realização de uma rifa, a organização de uma feira beneficente e o patrocínio e apoio do próprio Perfil.

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2016 (sexta à domingo), um grupo de 20 alunos do 2º ano e dois professores (Fábio Carvalho e Lourenço Ribeiro), passaram os três dias construindo as duas casas na comunidade juntamente com os responsáveis pela TETO. Eles ajudaram em todo o processo de construção incluindo trabalhos manuais, mas também agregaram com os conhecimentos adquiridos em sala. Além da parte prática, os nossos alunos também participaram de palestras no local que abordavam temas como meritocracia e causas sociais.

“Não existe coisa melhor do que trabalhar com a verdade, preservando valores e compartilhando bons sentimentos.
Quando nós do Colégio Perfil afirmamos que a formação humana é, também, prioridade máxima no nosso dia-a-dia, não apenas falamos e pensamos, mas também fazemos!
Muito orgulho dos nossos alunos que se empenharam, arrecadaram fundos e foram, literalmente, colocar a mão na massa para construírem duas casas de emergência na Comunidade Paz e Vida em Mata Escura, desenvolvendo habilidades e competências múltiplas.
Parabéns! Aplaudo de pé!”, depoimento da Coordenadora Pedagógica do Colégio Perfil, Zeila Fonseca.

“Concluímos nosso objetivo, levamos alegria, conforto e a melhora na vida de duas famílias. É um sentimento que não tem como descrever, só estando ali e vivenciando cada momento para sentir e saber. Amei o projeto, vou virar voluntário. É como diz a música, ‘começou não para’ “. Rafael Pinheiro – Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Perfil.