Perfil Literário – Recôncavo Baiano 2015

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Perfil realizaram, do dia 10 ao dia 13 de setembro, uma incursão pedagógica em direção ao Recôncavo Baiano indo até a Costa do Dendê passando pelas cidades de Santo Amaro da Purificação, Cachoeira de São Félix, Nazaré das Farinhas, Aratuipe, Maragojipe e especificamente, na Ilha de Tinharé, na praia de Morrode São Paulo.

O objetivo desta incursão pedagógica é despertar a autonomia e a criatividade, fazendo com que os estudantes compreendam que qualquer tipo de estrutura discursiva pode se transformar em textos capazes de revelar a ideologia. E assim os jovens alunos ampliam os seus conteúdos formais em um estudo de campo, desenvolvendo ainda mais a capacidade de serem críticos diante de problemas efetivos.

Este projeto tem como função estimular a relação de cooperação, solidariedade, responsabilidade individual, social, ambiental e a integração entre os educadores e os estudantes, fazendo um estudo dos principais problemas políticos, econômicos e sociais vivenciados pela população brasileira, analisando através de uma perspectiva histórica, os gritos que ao longo deste processo cobraram e exigiram cidadania.

O Perfil Literário incentiva a prática de atividades que complementam os conteúdos abordados em sala de aula constituindo um importante pontencializador da produção do conhecimento.

Para acompanharem os nossos alunos nesta jornada pela história do Brasil, estavam presentes os professores Rogério Freitas de Literatura, Rita de Cássia de Língua Portuguesa, Lourenço Ribeiro de História, Fábio Mutti de Geografia e André Luiz Freitas de Educação Física, além do Vice Diretor Bruno Abdon, da Coordenadora do Ensino Médio, Nayane Ornelas e a Assistente de Disciplina, Rozeli Miranda.