Perfil Literário – Liberdade (8º ano)

No dia 03 de abril, os alunos do 8º ano do Colégio Perfil visitaram o Centro da Cidade de Salvador, estudando o seus conceitos históricos e sociais na prática, vivenciando a teoria que aprendem em sala de aula. Conhecer essa realidade se constitui um imperativo para aqueles que pretendem tornar-se, algum dia, um “ser humano”, extrapolando sua redoma de indivíduo urbano e se fazendo enquanto cidadão. Cidadão que possa tomar consciência política e intervir socialmente, no sentido de contribuir para uma sociedade com justiça social. Olhar para os vultos históricos e beber de suas memórias de luta e resistência para questionar a não cidadania. Assim, navegaram no estudo simbólico da cruz. A cruz de Zé, a cruz de Rosa, a cruz dos Capoeiristas, das Baianas de Quitutes, a cruz dos braus, a cruz de todos os povos oprimidos do mundo. Compreender estas cruzes, mas, sobretudo, seguir os caminhos destas vias de cruzes nas memórias das sociedades, é de fundamental importância para um processo de reflexão sobre as contradições sistêmicas. Os alunos ficaram encantados e puderam ver de perto a história regional diante dos seus próprios olhos. Confira fotos!
Endereço: R. Praia de Ondina, Quadra A3, Lote 56, Vilas do Atlântico, CEP: 42708-760, Lauro de Freitas-BA