Perfil Literário – Largo da Palma

No dia 25 de abril, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II realizaram uma maravilhosa e enriquecedora visita ao Largo da Palma.

Esta vivência foi elaborada com o objetivo de enriquecer o cabedal de conhecimentos dos alunos fazendo releituras de realidades impostas.

A cidade também é um texto e por isso carrega sempre as intenções de quem a constrói. Se olharmos para a cidade de Salvador perceberemos que suas reformas, suas normas, seus monumentos, suas características arquitetônicas, refletem o interesse de representar uma ideia de Salvador. Porque quando lembramos de Paris sempre retornamos para a Torre Eiffel. Em Londres, para o Big Ben. Na China, para a sua Muralha. Por que essas lembranças? Porque quem faz a cidade assim desejou. A arquitetura de qualquer cidade representa a memória dela. Olhar a nossa arquitetura é olhar para a nossa identidade.

Neste sentido, este projeto discute a construção da beleza no território soteropolitano, identificando as representações de belo de acordo com o olhar que é lançado nos espaços da cidade e também debatendo como as violências sociais e raciais ajudam na negação da civilidade de alguns grupos étnicos.