Os Sistemas de Numeração da Matemática

Nos dias 28 e 29 de Maio, o professor de matemática do Fundamental II do Colégio Perfil, Rodrigo Santos, realizou com seus alunos do 6º A e B uma oficina que tinha o objetivo despertar a compreensão da escrita de números em diversas bases e entender que esses sistemas foram surgindo com a necessidade do homem em precisar contar ou relacionar objetos.

Para isso, na atividade foi preciso destacar a escrita como elemento essencial à compreensão do sistema de numeração. A aplicabilidade, em especial, dos sistemas de numeração binário e hexadecimal, estes são os pilares dos sistemas digitais.

Com esta dinâmica, os alunos puderam compreender os diversos sistemas de numeração, identificando o conjunto de regras e símbolos que os caracterizam e entenderem as regras desse assunto para leitura, escrita e representação dos números, trabalhando habilidades e competências dos educandos com: organização, controle do tempo, trabalho cooperativista e compreensão do abstrato com o concreto.

Endereço: R. Praia de Ondina, Quadra A3, Lote 56, Vilas do Atlântico, CEP: 42708-760, Lauro de Freitas-BA