Maker Lab

O MOVIMENTO MAKER

Em 2005, Dale Dougherty, editor da revista MAKE, cunhou os termos “Maker” e “Maker Movement”: baseado na cultura do “faça você mesmo” (Do It Yourself – DIY – em inglês), eles se referem à execução de atividades mão-na-massa com o intuito de resolver problemas através da criação de artefatos físicos ou digitais e compartilhar o produto final com outras pessoas.

ATITUDE DE INOVAÇÃO

O propósito de desenvolver competências socioemocionais a fim de preparar os jovens para as exigências do século XXI encontra a necessidade de uma atitude bastante construtiva, que os permita atuarem como produtores e pensadores em meio às tecnologias disponíveis, conseguindo idealizar e concretizar projetos que editem o contexto ao seu redor.

FERRAMENTAS

As ferramentas disponíveis para os alunos no Makerspace também compõem parte importante do currículo Formação para Inovação e podem ser divididas em determinadas categorias, de acordo com sua função e/ou objetivo de aprendizagem. Os alunos terão contato com as seguintes máquinas de fabricação digital:

Cortadora de vinil | Cortadora a laser | Impressora 3D | Fresadora de precisão | Máquina de costura

ESPAÇO FÍSICO

O Makerspace surge como local essencial para desenvolvimento de atividades Makers, na medida em que são espaços equipados com materiais e ferramentas que possibilitam a criação de protótipos e a construção compartilhada através de mesas dispostas de forma que facilitam o trabalho em grupos.