Lenon Silva Ribeiro

Minha história acadêmica começou com uma grande dúvida, visto que ingressei em dois cursos de graduação: Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia e Direito na Faculdade UNIME. À época, diante da indecisão de qual curso seguir, decidi encarar o desafio de cursar os dois cursos de maneira simultânea.

Fotos Perfil 2IMG-20160227-WA0022

Fotos Perfil

Todavia, passado três semestres desta desgastante rotina, percebi que me senti mais a vontade e familiarizado nas ciências jurídicas, decisão também motivada pelas possibilidades de estágios jurídicos ofertados na época. Sendo assim, acabei me formando em Direito no ano de 2012, fato que não me fez desprezar todo o conhecimento adquirido no curso de ciências sociais durante os três semestres cursados, afinal, o Direito é uma das ciências sociais.

Atualmente exerço a atividade de Advogado Liberal em uma sociedade construída com mais dois colegas advogados, atuando em Salvador e na região metropolitana, especialmente na área criminal. Por vezes, me dedico a um trabalho voluntário oferecendo a comunidade carente de Lauro de Freitas alguns atendimentos jurídicos gratuitos no Balcão de Justiça e Cidadania de alguns bairros.

A minha relação com o Colégio Perfil é bem longa e é parte propulsora da minha história como pessoa e profissional, pois tal relação iniciou-se nos meus primeiros anos de vida. No Perfil, aprendi as primeiras letras e sílabas, permanecendo lá até a preparação para o vestibular. Que jeito? Um dia tive que sair (risos!).

Não poderia falar da minha história com o Colégio sem antes lembrar de umas das primeiras funcionárias do Colégio Perfil, a famosa “Tia Nadja”, também conhecida por nos alunos por “Tia Nadhola”. Esta que, por sorte minha, era minha prima, pessoa que propiciou meu ingresso na ainda Escolinha Pollyana no ano de 1994, quando tinha apenas 04 anos de idade.

Vale lembrar que, antes de mim, a mesma Tia Nadja já havia influenciado o ingresso de meu irmão mais velho, Tony, no ano de 1989. Acredito que a turma de Tony tenha sido umas primeiras turmas da escola. Como não poderia ser diferente, obvio que o resultado positivo de meu irmão foi decisivo para ter certeza de que o Colégio Perfil seria a minha segunda casa. Tendo, anos depois, ocorrido o mesmo com meu irmão mais novo, Andrei, o qual terminou o ensino médio, também no Perfil, agora no ano de 2015. Por hora, resta aguardar os filhos e os sobrinhos (risos).

Como dito, ingressei no Colégio Perfil no ano de 1994, tendo excelentes recordações da “Tia Fafinha”, “Tia Dalvinha”, “Tia Reijane”, “Tia Zene”, as quais foram responsáveis pelas minhas primeiras palavras e leituras. De lá pra cá, sou capaz de me recordar de vários professores, das amizades construídas durante este tempo, sendo bem marcantes os professores do último ano de Perfil no ano de 2007, quando completei o ensino médio.

Estudar no Colégio era ter a sensação de que ele era a extensão de minha casa, especialmente quando lembro do último ano de Escola, um dos mais marcantes, quando encaramos a cansativa rotina de preparação para o vestibular. Apesar de desgastante, lembro que cheguei no final do ano com a certeza que aquele sacrifício fortaleceu o companheirismo entre os colegas, o amadurecimento pessoal e claro, o conhecimento, enfim, uma pequena preliminar de tudo que teríamos que encarar ao decorrer da vida.

Muito dos meus colegas, conheci antes mesmo de me alfabetizar, já outros, durante todo o curso. O gratificante disso tudo é saber que tenho contato e significativas amizades com boa parte deles, os quais tenho a felicidade de não terem saído do meu atual ciclo social. Diante disso, é obvio que sinto falta daquele ambiente no qual tínhamos o prazer de sentir-nos em família. Como não sentir falta das brincadeiras do intervalo, dos “babas”, da fila do bebedouro e, por fim,  de “Tia Jú” e “Tia Ivone” nos chamando para entrar na sala.

Sem dúvidas, um dos grandes legados que levei do Colégio é, hoje, com certo nível de maturidade, ter a consciência que a minha vivência escolar com meus colegas e professores naquele ambiente não foi apenas sedimentada pela construção de conhecimentos fundamentais para a vida profissional, mas, sobretudo, pelo recebimento de elementos essenciais na construção de valores. Pois, sim, um Colégio é o principal vetor de acesso ao conhecimento, mas também pode, e deve, ser um vetor de acesso à virtudes humanas. Fator fundamental para a construção de uma sociedade fraternal e com uma juventude promissora.