Café Literário – 6º Ano

As duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II apresentaram no dia 18 de Junho o projeto “Café Literário” no auditório do Colégio Perfil.

A atividade interdisciplinar (Língua Portuguesa, Ciências e Redação), através do livro “Justino, o retirante”, teve como objetivo problematizar à seca, a miséria, a fome e a migração em busca de melhores condições de vida. Além de ser um projeto que também visa estimular e oportunizar os alunos a leitura de uma obra literária, contextualizando com temas transversais, como a fome, pobreza e a miséria, propondo atividades que despertem a vontade de ler e permitam a descoberta do prazer que a leitura pode proporcionar.

Cada grupo apresentou o seu respectivo subtema no palco do auditório com a avaliação dos professores envolvidos no projeto “Café Literário” e com a supervisão das coordenadoras e auxiliares responsáveis. Após todas as apresentações, a atividade finalizada com um completo lanche de comidas típicas nordestinas, o qual todos os alunos do 6º ano puderam compartilhar e aproveitar.

Apresentações:

1º momento (6ºB):

Apresentação dos grupos (Problematização: slides, vídeos, gráficos).

Grupo 1: A seca no nordeste: causas, consequências, soluções.

Grupo 2: O êxodo rural (os retirantes da seca).

Grupo 3: A fome (carência alimentar, saúde, reaproveitamento de alimentos e qualidade de vida).

Grupo 4: Desperdícios da água, captação, tratamento e distribuição da água.

2º momento (6ºA):

Apresentação de palco.

Grupo 1: Capítulos 1, 2, 3 e 4 – A família, a seca, as mortes, a fuga.

Grupo 2: Capítulos 5, 6, 7 e 8 – Uma nova jornada, a cidade grande.

Grupo 3: Capítulos 9, 10,11 e 12 – Uma nova família.

Grupo 4: Capítulos 13,14 e 15 – 3 anos se passaram.

Grupo 5: Capítulos 16,17 e 18 – O início de uma realização.