Café Literário 2017

No dia 14 de junho, os alunos do 6º ano do Fundamental II do Colégio Perfil, realizaram o Projeto Café Literário, tendo como objetivo apresentar e problematizar a temática do livro paradidático “Justino, o retirante”.

Dentre os muitos aspectos apresentados pela obra sobre a região do nordeste, o que mais se destacou foi a seca, causada pela escassez de chuvas. A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, logo, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome e intensifica a pobreza, e uma de suas consequências é a questão das migrações do povo atingido em busca de melhores condições e qualidade de vida.

A crise hídrica também foi abordada pelos alunos, que apresentaram possíveis soluções para o tema proposto.

O projeto foi contextualizado com temas transversais, fazendo link com assuntos relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Ciências e Geografia, representadas respectivamente pelos professores Tamara Guerra, Aline Paim, Bruno Abdon e Paulo Vítor.

Após as apresentações, os alunos tiveram um lanche típico nordestino, finalizando o maravilho e muito enriquecedor evento didático.