1º Torneio de Sumô de Robôs

No dia 04 de setembro foi realizado no pátio do Colégio Perfil o primeiro “Torneio de Sumô de Robôs”. O evento foi promovido pela REI, Robótica Educacional Inteligente, em parceria com o Colégio Perfil  e contou com a participação de 6 equipes internas e uma equipe convidada do curso técnico de Automação Industrial do IFBA – Instituto Federal da Bahia.

As seis equipes do Perfil se enfrentaram em uma empolgante sequência de “rounds” que resultaram na vitória da equipe “Striker”, formada por alunos do 6°ano do Ensino Fundamental II.

Após todas as equipes receberem as medalhas do torneio interno, o “Striker” ou simplesmente “Caixa”, como foi apelidado pelo público, enfrentou o desafio de robótica: Colégio Perfil X IFBA.  A disputa foi acirrada, mas por dois rounds a um o representante do Colégio Perfil venceu o robô “Aris” do IFBA, surpreendendo a todos os presentes no evento.

Informações sobre o curso de Robótica do Colégio Perfil:

Iniciado no mês do julho, o curso de robótica do Colégio Perfil em parceria com a REI, vem capacitando os estudantes do 6°ano do Ensino Fundamental ao 2°ano do Ensino Médio,  a participarem das principais competições de robótica do país. ”Participar de um torneio de robótica é como vencer uma etapa do aprendizado, afinal em competições como estas além de testar os conhecimentos de ciências e matemática, os alunos superam desafios o tempo todo”, afirma o Engenheiro Sérgio Quirino, professor do curso.

O curso de robótica tem duração de cinco meses e uma abordagem essencialmente prática, com exercícios de montagem e programação. No seu segundo mês de funcionamento, o curso ainda estará capacitando os alunos para mais duas competições nacionais: OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica) e a FLL (First Lego League). Esta última está prevista para acontecer entre os dias 13 e 14 de novembro de 2015, no ginásio do SESI, em Piatã, e terá a presença e a participação de diversas instituições de ensino da região nordeste.